Abhyanga é uma massagem terapêutica que a ayurveda utliza para tratar os seus pacientes. Nesta massagem terapêutica o corpo irá sendo coberto de óleo, utilizando posteriormente movimentos que serão executados de acordo com o biótipo do paciente. Médicos e terapeutas ayurvédicos recomendam que todas as pessoas deveriam receber a massagem abhyanga de modo a manter o corpo equilibrado e saudável. Recomenda-se sempre que tanto os cursos como os locais onde são administradas estas terapias sejam locais certificados e específicos para que as pessoas possam desfrutar de todo o conhecimento, ambiente e sentido terapêutico.
De acordo com os princípios da Ayurveda, todas as pessoas tem um biótipo específico conhecido como dosha. Existem três doshas: vata, Pitta e kapha. A ideia de especificar o biótipo surge com a possibilidade de formular tratamentos numa base individual para os seus pacientes. Numa abhyanga, o dosha vai determinar qual o tipo de óleo que se deve utilizar, e que tipo de ingredientes devem ser adicionados, tradicionalmente os óleos de gergelim, coco e girassol (entre outros) são comumente utilizados, juntamente com uma variedade de ervas.
A Abhyanga difere de muitas técnicas de massagem ocidental na medida em que ela é profunda, sendo executada para nutrir o corpo activando a circulação, nutrindo as articulações e penetrando profundamente nos tecidos moles do corpo, uma rotina regular de massagem abhyanga pode ser muito benéfica para a pele.
Segundo descrições no: Charaka Samhita, Sushruta Samhita e Hrdayam Ashtanga
Os benefícios da Abhyanga são:
Diminui os efeitos do envelhecimento
Aumenta a longevidade
Dá uma boa visão
Nutre e fortalece o corpo
Trás benefícios para o sono
Benefícios para a pele
Dá uma firmeza às pernas
Tonifica e dá vigor aos dhatus (tecidos) do corpo
Estimula os órgãos internos do corpo, incluindo a circulação
Pacifica Vata e Pitta e harmoniza Pitta
Sem comentários:
Enviar um comentário