sábado, 30 de outubro de 2010

LOTA para efectuar o NETI




Design: Vitor Varão
Contactar por Email caso queira adquiri uma lota.

Peça de cerâmica destinada à higienização nasal.
A técnica utilizada designa-se NETI

Benefícios orgânicos fisiológicos
Este método de limpeza das narinas ou higienização nasal traz inúmeros benefícios, fisiológicos, orgânicos, e também psíquicos.

Dentre os maiores benefícios orgânicos podemos citar o combate a rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias de modo geral.

A profilaxia do sistema respiratório superior é muito importante para que o órgão que talvez mais usamos no corpo as narinas funcione na sua
 plenitude e eficiência.

A função das narinas é filtrar, aquecer, e humidificar o ar que respiramos.

Se tivermos em atenção a qualidade do ar dos diversos ambientes que frequentamos, as mudanças de temperatura, a poluição atmosférica e a humidade a que estamos expostos, então temos de cuidar das nossas narinas com muito carinho!

Em determinadas épocas do ano em que a humidade relativa do ar está mais abaixo do normal, ou seja, o ar está seco, lavar as narinas vai hidratar as mucosas impedindo a sua secura.
Pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado onde o ar está sempre frio e seco devem com regularidade fazer o Neti para hidratar as mucosas pois o ar condicionado retira a humidade.

Com certeza a baixa resistência imunológica a que a maioria das pessoas estão sujeitas vem da insuficiência do ar inalado e também de sua qualidade.

A higienização nasal remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, combate os efeitos nocivos da poluição do ar.

Os efeitos de vaso dilatação e de alívio respiratório que sentimos imediatamente após o uso do LOTA, são fantásticos. Quem usa esta técnica durante algum tempo sabe disso.

Ao respirar melhor, promovemos uma melhor oxigenação cerebral, aumentando a lucidez, capacidade de concentração e memória.

Esta técnica quando utilizada frequentemente auxilia, e muito, no combate aos distúrbios do sono, quando a fazemos antes de dormir. O sono torna-se mais reparador, sentindo uma sensação de descanso pela manhã porque as narinas estão disponíveis para a sua função respiratória. Combate o incomodo do ressonar, da apneia. A pessoa que ressona ao dormir respira pela boca ar frio sem filtrar e sem aquecer e ainda inalando todos os ácaros da roupa, fungos e bactérias do ambiente, que podem provocar problemas e inflamação de garganta devido ao sistema imunológico baixo.

Se adoptar-mos o hábito de usar o LOTA pela manhã vamos então tirando os mucos do corpo (característicos de Kapha), os alimentos derivados dos lacticínios aumentam o muco, o catarro e onde eles principalmente se acumulam é no SÍNUS (osso do frontal), origem da sinusite, (inflamação no sínus).

Os benefícios psíquicos:

Analisemos o termo DEPRESSÃO, a própria palavra diz DE-PRESSÃO, (DE = Ausência, falta, PRESSÃO = Ar, gás), Ou seja, falta de AR!

Muito se pode fazer pelas pessoas que fazem tratamento para a depressão se elas respirassem correctamente e melhor!
Assim alguns dos sintomas mais comuns hoje em dia como a ansiedade, sensação de pressão no peito, como se o ar fosse acabar, seguida da angústia, ou seja aquela sensação de não conseguir fazer tudo o que se tem para fazer e dor no peito...ai vem o sufoco....e a sensação de vazio, vazio existencial...

Nessa hora é que damos o devido valor à respiração, sentindo como é bom respirar, como é boa a sensação de alivio, como é bom sentirmos as narinas limpas e a funcionar na sua plenitude.

Função da Água e do Sal:

A água morna tem função vasodilatadora, o sal (cloreto de sódio) é imprescindível dissociando-se em cloro e sódio, o CLORO age como bactericida e o SÓDIO como anti-séptico.
Adiciona-se uma colher de café de sal para o conteúdo de um lota, aproximadamente 300ml.
Devemos utilizar um bom sal, sal marinho ou flor de sal. O sal tem ainda a função de ajudar a proteger e revestir as mucosas nasais bem como manter sua hidratação. Por isso é que a água sem o sal irrita as mucosas e cria sensação de secura.
Recomendo usar água natural ou mineral.
Aquecer a água (controlar a temperatura da água pois as narinas são muito sensíveis) e colocar no LOTA e misturar o sal.

Para sinusites pode usar duas gotas de extracto de propólis, e para rinites duas gotas de limão, existem ainda outras possibilidades utilizadas para a lavagem das narinas com infusões em que podemos nos beneficiar das propriedades fitoterapêuticas das plantas desde que usadas com bom senso.
Em caso mais específico recorrer a um terapeuta


O fenómeno da Difusão por Capilaridade:

Quando se derrama uma gota de água numa folha de papel a água infiltra-se pelos capilares e espalha-se através de um processo chamado difusão por capilaridade. O mesmo fenómeno acontece quando lavamos as narinas, por diferença de temperatura, (água morna), e concentração, (o sal). O tempo de passagem da água através do septo nasal, vai proporcionar o mesmo fenómeno, ou seja, a solução infiltra-se pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais e nesse momento acontece o amolecimento das crostas do muco, catarro, ou pus da infecção da sinusite, que estão encastradas, porque os ossos são porosos, começando assim a expulsar na forma de secreção, ou seja, limpeza.
Os fármacos que “secam” fazem com que as excreções não se libertem, daí que o uso continuo da limpeza nasal tem muito sucesso na cura da sinusite que se faz de uma forma totalmente natural, sem os efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos. Por isso o conteúdo do LOTA tem aproximadamente 300 ml para que o tempo da passagem da água pelo septo nasal ronde aproximadamente de um a três minutos.
Livro recomendado
Neti: Segredos TerapÊuticos Do Yoga E Do Ayurveda
DAVID FRAWLEY

Massagem Terapêutica Ayurvédica





Massagem Terapêutica Ayurvédica

O tratamento Ayurveda completo constitui-se geralmente de 3 fases, de forma que o paciente deve tratar-se por dias (mínimo 7 dias a cada fase) necessariamente consecutivos. A primeira é PURVAKARMA, a segunda é PANCHAKARMA, que constitui a acção principal, e a terceira PASCIAKARMA.

As massagens terapêuticas do Ayurveda trabalham tanto nos níveis físicos quanto mentais, transmitindo uma energia vital que ajuda a reparar e renovar todos os sistemas do corpo. Proporciona relaxamento, circulação e eliminação de toxinas. Terapeutas ayurvedicos concentram-se nos marmas, pontos de entrada de energia vital no corpo que responde à manipulação física, e trabalham diferentemente em cada corpo. Os pontos marmas são o encontro dos sete tecidos do corpo “dhatus”, e quando cada ponto é dinamizado durante a massagem, na verdade estamos a equilibrar todo o corpo.

Nestes tratamentos são usados óleos essenciais de acordo com o tipo dominante da pessoa: Vata (vento) – elementos ar e akasha - óleo de sésamo; Pitta (bile) – fogo e água - óleo de coco, e Kapha (mucos) – água e terra - óleo de mostarda ou azeite. Cada um deles tem áreas específicas de actuação e funções terapêuticas de acordo com como são aplicadas. Assim como as ervas aplicadas nas massagens terapêuticas.
As massagens ayurvedicas nutrem os sete componentes do corpo humano, “dhatus”. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura, e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e das hormonas, que por sua vez, fortalece o sistema nervoso e imunológico. Preparam o corpo para próximas etapas de tratamento.

Os sete componentes do corpo humano são:
1 - Rasa (fluidos, hormonas, linfa)
2 - Rakta (sangue)
3 - Mansa (carne, músculos e pele)
4 - Medha (gordura)
5 - Asthi (ossos e dentes)
6 - Majja (medula)
7 - Shukra (sémen)